Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Heartland

Creating a Life we'll Love

Heartland

Creating a Life we'll Love

Capsule wardrobe ou guarda-roupa básico

Todos temos roupa que não usamos. Eu que digo isto devo ser das pessoas com menos roupa que conheço. E tenho roupa que não uso. Não quero, não posso continuar a acumular coisas que não me servem para nada e, se no caso da roupa, podemos sempre achar que vai ser útil, a verdade é que não é isso que acontece. Em vez da camisola mais grossa prefiro vestir duas. Em vez das calças pretas as leggings porque as calças não ficam bem com as camisolas de que gosto e por aí fora. Daí a necessidade de ter um guarda-roupa básico, funcional, no qual as peças se conjuguem de várias maneiras diferentes. 

Tenho andado por aí a espreitar: blogs de moda, minimalistas, de organização...enfim, de tudo o que achei que me poderia ser útil para construir o meu guarda-roupa-base que, diga-se de passagem, pede alguma atenção imediata. felizmente uso farda, o que me permite duas coisas que considero fantásticas: 

- saber sempre o que vestir, com algumas pequenas variações (a farda tem saias, calças e vestidos)

- comprar peças melhores, escolhidas com tempo. 

 

A maioria das pessoas não gosta de fardas, eu gosto. Poupo tempo e dinheiro. E muita paciência!

Como a farda que uso não tinha sido comprada para mim ( a colega saiu antes de chegar a farda) as camisas, por exemplo, não me servem, pelo que comprei umas blusas básicas brancas, que apenas uso com a farda e resolvi o assunto. Falta-me resolver a questão dos sapatos. Queria um sapato clássico, de preferência com atacadoers mas ainda não encontrei o tal par perfeito! Portanto, para a semana de trabalho, estou vestida. 

 

Na maioria dos textos que li, recomenda-se organizar um guarda-roupa básico de 30 peças. Isto, claro, sem contar com roupa de desporto, interior e acessórios. Mas, pelo menos para já, creio que posso começar com 20. Até porque isso me vai permitir compor o guarda-roupa com calma, fazendo boas escolhas e boas compras e acrescentar peças de verão e de inverno. 

 

Assim, para começar tenho no meu capsule wardrobe: 

 

1 calças de ganga bootcut

1 calça beige sarja

1 calça castanha

1 calça preta

1 saia ganga (sim sim uso e vou continuar a usar!)

 

1 sweat fina preta

1 blusa creme c/ botões

1 sweat fina ferrugem/laranja

 

1 cardigan preto

1 cardigan castanho

1 blusa castanha de gola redonda larga

1 blusa curta decote c/laço riscas cremes

 

1 blusa lã fininha e comprida riscas

1 blusa preta malha

1 blusa/tunica malha castanha

 

1 leggings pretas

1 leggings castanhas

 

olhando assim de repente para isto, tenho calças a mais e saias a menos, preciso urgentemente de camisolas/blusas/camisas. Faltam-me azuis escuros (talvez agora com a farda azul-escura não me apeteça tanto) para combinar com as calças de verão e alguns cinzentos. 

 

Agora resta decidir o que vai e o que fica, tendo em conta que 3 destas peças são marcadamente de Inverno ou seja, tenho na realidade, 15 peças no Capsule Wardrobe e várias combinações possíveis.   :)