Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Heartland

Creating a Life we'll Love

Heartland

Creating a Life we'll Love

Mindfulness

 

Para mim, hoje, mindfulness é uma vontade consciente de me focar no presente. Neste momento. É, por exemplo, enquanto estou a escrever este texto, não me perder noutros pensamentos, não me preocupar com as tarefas que tenho que fazer a seguir, não estar a pensar no que irá ser o almoço ou o jantar. É estar completa naquilo que estou a fazer. Corpo e mente. Isto é m uito difícil para mim. Tenho uma grande tendência para a dispersão, perco-me em pensamentos, atrás de ideias, etc.

 

Tive consciência desta questão. do meu alheamento da realidade, do momento presente, num dia de Inverno em que tomei o meu duche, me vesti, sentei-me para tomar o pequeno-almoço e, de repente estava a levantar-me da cadeira para ir tomar banho...parece quase coisa de gente maluquinha mas...aconteceu-me mesmo. A mim. E percebi que, no duche, não estava a sentir a água quente a correr-me pelo corpo, nem os meus dedos a massajar-me a cabeça, nem o toque macio da esponja nem sequer estava a apreciar o aroma do gel de duche que escolho sempre com tanto cuidado! O que é que estava a fazer? Estava a planear o meu dia, refeições, a pensar que não tinha terminado o inventário dos postais (culpa, oh culpa!) e que hoje tinha que terminar sem falta e outras coisas deste género. 

 

Isto acontece(me) muitas e muitas vezes e contrariar esta questão (que um psicólogo meu amigo diz ser fruto de uma mente altamente criativa e curiosa) requer doses enormes de força de vontade e muita organização. Requer também, quando me organizo e distribuo as várias tarefas, que deixe espaços para me "perder"; momentos ao longo do dia em que sou livre de ler blogs que adoro, procurar ideias de decoração para a casa nova ou fazer o que quer que seja. Feito isto, consigo concentrar-me e ser eficiente durante algum tempo. Deixar as tarefas "de fuga da mente" e voltar a efectuar as necessárias requer uma disciplina ferrea, que confesso, (ainda) não tenho ou não domino na perfeição. Um dia consigo arrancar-me ao deambular num segundo, no outro nem por isso.

 

Se partilho isto convosco hoje é porque sei,  sem sombra de dúvidas, que uma boa organização permite:

✓ focar-me no presente e tirar partido do momento (saborear, sentir)

✓ eliminar a culpa ( aquela coisa do podia ter feito, se eu tivesse, mas porque é que eu não...)

✓ ser eficiente (a longo prazo e não só durante o tempo em que estamos centrados)

✓ ter liberdade para sonhar de olhos acordados (vaguear pela net, ler blogs, revistas, fb, etc)

✓ traz serenidade e gartidão e, até um certo orgulho de nós ♡

 

 

Para conseguir tudo isto, e algumas coisas mais é preciso ter vontade de estar no momento. Viver o presente. (não é o mesmo que ignorar o futuro, mas sim construir um melhor futuro) Saborear aquela mousse de framboesa maravilhosa, deliciar-se com uma nova descoberta, chegar ao fim do dia com a sensação de dever cumprido ainda que não tenha sido um dia perfeito, que me tenha dispersado mais 10 minutos do que devia, ainda que haja muito caminho por fazer. 

 

Se há coisa que descobri ao longo dos 3 anos em que trabalhei com um determinado grupo de pessoas é que ninguém é mais feliz do que aquele vive de forma coerente com o que afirma. Não é preciso ser-se perfeito, todos estamos num caminho: o nosso. E todo o caminho se faz passo-a-passo e por vezes com passos em falso, passos atrás e desvios. É preciso é saber onde queremos chegar e, como me disse alguém com quem apenas conversei uma vez: uma vida boa faz-se resolvendo os problemas um de cada vez. 

 

Eu estou a trabalhar (contrariar) a minha tendência para me distrair e procrastinar. E tu? 

 

 

 Definição da Wikipédia

 Mindfulness is "the intentional, accepting and non-judgemental focus of one's attention on the emotions, thoughts and sensations occurring in the present moment",which can be trained by meditational practices derived from Buddhistanapanasati.

 

 

Deixo-vos o texto mindful breathing e podem ler (em português) sobre respiração consciente aqui

Beijos e um excelente fim-de-semana para todos!