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Heartland

Creating a Life we'll Love

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Planear Refeições

Com este retomar de bons hábitos, voltei a fazer ementas. Ementas baseadas no que tenho, para começar a limpar a despensa e o frigorífico e, brevemente, ementas baseadas na oferta do mercado local de vegetais. Tendo a sorte de haver um mercado de produtores locais, prefiro comprar fruta e hortaliça directamente, de cultivo tradicional quando não biológico, e nas quantidades que necessito. Isto também faz com que voltemos a comer produtos da época, muitos citrinos nesta altura do ano, muitas couves, alimentos que contribuem grandemente para nos proteger das agruras do inverno de forma natural. 

 

Como é que faço? 

Comecei por decidir a tipologia das refeições. Decidi que as refeições teriam todos os dias (de segunda a sexta) um base diferente. Isto é:

  

Segunda-feira

Massa - podem ser massas tradicionais ou massa para tarte

Terça-feira

Leguminosas - grão, feijão, lentilhas

Quarta-feira

Arroz - como base e não acompanhamento. Por exemplo: risotto, arroz de forno, bolinhas de arroz. 

Quinta-feira

Vegetais - Podem ser salteados, assados no forno, guisados ou simplesmente saladas. 

Sexta-feira

Outros - nos outros incluo o tofu, o millet, a soja, o bulgur, etc. 

Sábado

Almoço - sobras dos dias anteriores ou omeletes/frittattas

Jantar - Italiano: pizzas, lasagnas, massas com molhos

Domingo

Almoço - Carne ou Peixe

Jantar - Café Complet: permite aproveitar as sobras, com um pouco de imaginação e recomeçar a semana com refeições fresquinhas e sem desperdícios. 

 

Nota: Como o meu filho almoça no colégio, planeio apenas uma refeição de três doses e almoço o mesmo que jantei, complementado com saladas ou frutos secos. 

 

Tenho ainda alguma carne congelada, salmão, espinafres, um resto de camarão e algumas ervas aromáticas. Deixo estes ingredientes para os Domingos, tentando fazer com eles refeições em que não sejam o ingrediente principal. Por exemplo? Tarte de Salmão com Espinafres, Tarde de vegetais com frango ou ainda Sopa do Mar com coentros. 

 

E tu, como costumas planear as refeições da tua família?